Foto: Jonatã Rocha / SecomGOVSC
O governador Jorginho Mello autorizou nesta terça-feira, 23, investimentos para obras de pavimentação da pista do Aeroporto de Itapiranga. O Governo do Estado, via Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (Spaf), repassará R$ 6,8 milhões, com R$ 560,7 mil de contrapartida do município. Além da pavimentação na pista de 970 metros comprimento e 18 de largura, serão feitas a adequação da faixa preparada, implantação do sistema de drenagem, cercamento de toda a área, instalação da biruta iluminada e sinalização horizontal da pista.
“Santa Catarina cresce em todas as regiões e a gente investe pra acompanhar esse crescimento com infraestrutura moderna e conectada. O transporte aéreo encurta distâncias, aproxima pessoas e gera oportunidades. Quando um aeroporto regional entra em operação, ele abre portas para novos negócios, fortalece o turismo, facilita o deslocamento de empresários, profissionais e investidores e ajuda a desenvolver toda a região”, disse o governador Jorginho Mello.

O Aeroporto de Itapiranga é o 24º de Santa Catarina. Além disso, é um aeroporto com localização estratégica, no Extremo Oeste catarinense. “Ele conectará uma região que hoje está isolada e a algumas horas de distância do aeródromo mais próximo. O governador Jorginho Mello demonstra que está sintonizado com as reivindicações regionais e determinou que este aeroporto se tornasse uma realidade”, afirma o secretário da Spaf, Ivan Amaral.

O Estado detém a outorga do Aeroporto de Itapiranga e subdelegou ao município pelo prazo de cinco anos, podendo ser renovado. Com vocação inicial para aviação geral e executiva, o Aeroporto de Itapiranga, será mais uma opção de logística aérea na região de fronteira de Santa Catarina, complementando com os já existentes de São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira.

Ponte sobre o Rio Macuco
Durante o ato, o governador Jorginho Mello autorizou abertura de licitação para a construção da ponte sobre o Rio Macuco, na SC-283, na localidade de Linha Chapéu, em Itapiranga. O projeto da nova estrutura foi corrigido e readequado para que a ponte seja construída com margem segura para evitar problemas causados por fortes chuvas na região. O investimento do Estado é de R$ 9 milhões para atender a esta antiga reivindicação do município.
“Este é um dia muito importante para Itapiranga e para todo o Extremo Oeste catarinense. A autorização destas obras concretizam sonhos que a nossa comunidade espera há muitos anos. Quero agradecer ao governador Jorginho Mello pela sensibilidade de compreender a importância dos nossos pedidos, do nosso município e da nossa região que precisa de alternativas como essas para impulsionar seu desenvolvimento”, conclui o prefeito Alexandre Gomes Ribas.

Fonte: Agência de Notícias SECOM

