A Fapesc e a Unoesc inauguraram, nesta segunda-feira, dia 4, quatro laboratórios de pesquisa avançada nos campi de Videira e Joaçaba.
O Governo do Estado investiu R$ 7,3 milhões, por meio do Programa Multilab SC, para a estruturação física dos laboratórios e aquisição de equipamentos e materiais para a melhoria ou ampliação de seu trabalho.
Os laboratórios são voltados às áreas de Ciências Agrárias, Saúde Coletiva, Ciências Biológicas e Engenharia, com estrutura moderna e equipamentos de ponta.
O investimento visa fortalecer a infraestrutura de pesquisa no estado e estimular soluções para os desafios regionais, como explica o presidente Fapesc, Fábio Wagner Pinto:
SONORA
De acordo com o reitor da Unoesc, Ricardo Antonio De Marco, o investimento do Estado contribui para a formação de uma rede de pesquisa:
SONORA
Em Videira, foi estruturado o Laboratório Multiusuário de Saúde do Trabalhador, com foco na avaliação da saúde física e mental de profissionais do Meio-Oeste, como explica o coordenador do local Adriano Schlösser:
SONORA
Já em Joaçaba, foram inaugurados o Laboratório para Descaracterização de Cigarros Apreendidos, o Laboratório de Materiais, Solos e Asfalto e o Laboratório Multiusuário de Bioquímica, que recebeu R$ 526 mil.
Ao todo, a Unoesc teve oito projetos selecionados, somando mais de R$ 14,5 milhões em recursos. O Governo do Estado investiu mais de R$ 111 milhões em 50 laboratórios, distribuídos nas seis mesorregiões catarinenses.
Fonte: Agência de Notícias SECOM

